terça-feira, 7 de outubro de 2008

Cair sete vezes e se levantar oito

No Aikido, Ô-Sensei Morihei Ueshiba dizia " caímos sete vezes e nos levantamos oito". Por ser basicamente um budô sem Kumite (competição), treina-se metade do treino como Tori (ou Nage, aquele que aplica o golpe, que se defende) e metade como Uke (aquele que recebe o golpe, que faz o ataque).

Por isso é essencial o eterno desenvolvimento não só das técnicas de Nague, mas também das técnicas de Uke, que incluem as técnicas de rolamento, ou quedas.

Filosoficamente, o espírito de "cair sete vezes e se levantar oito" representa os momentos em que as quedas na vida são inevitáveis. Nesses momentos o Aikidoka deve saber como se comportar durante a queda inevitável, preservando seus pontos vitais e também como erguer-se posteriormente.

Nas técnicas, representa o fato de que após as quedas o Uke não fica estendido ao chão, mas levanta-se utilizando a própria cinética da queda. Para tanto, o uke deve treinar intensamente essas quedas individualmente previamente para que quando for utilizá-las, as quedas sejam mais fluidas e mais eficazes. Daí porquê nos levantamos oito vezes.

Nenhum comentário: